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A seguir você encontra as dúvidas mais frequentes e suas respostas. Caso precise de maiores esclarecimentos é só entrar em contato conosco.

1. Quem define o ingresso do paciente no Programa de Internação Domiciliar?
O médico assistente que indica o tratamento, com a anuência do paciente e família, por meio de relatório médico. Este relatório será analisado pela Operadora de Saúde, responsável pelos custos de tratamento.

2. Quais as modalidades de assistência na Atenção Domiciliar?
O Programa de Atenção Domiciliar S.O.S.Vida contempla todas as necessidades do paciente e do médico assistente, oferecendo a Internação Domiciliar com assistência de enfermagem de 06, 12 e 24 horas. Além do Gerenciamento, com assistência de enfermagem pontual para os casos específicos.

3. Qual o procedimento da S.O.S.Vida após-autorização da assistência?
Após a liberação da assistência por parte da Operadora de Saúde, a S.O.S.Vida planeja juntamente com a família e o médico assistente, a implantação do Programa, a instalação dos equipamentos, o envio de materiais e medicamentos necessários e a transferência do paciente do hospital para o domicilio.

4. Quais as vantagens da Internação Domiciliar?
• Atendimento personalizado por uma equipe de saúde multidisciplinar.
• Adesão da família ao tratamento e prognóstico do paciente
• Melhor resposta à terapêutica proposta, quase sempre reduzindo o tempo de internação.

5. Qual o papel da família na Internação Domiciliar?
A participação e cooperação dos familiares começa com a compreensão do programa, a participação nos cuidados com o paciente, o entendimento da operação logística e controle de materiais e medicamentos. Sendo a principal contribuição à continuidade dos cuidados com os pacientes que serão transferidos gradativamente pela equipe da S.O.S.Vida.

6. O que é o desmame na Internação Domiciliar?
Consiste na redução progressiva do tempo de assistência, de forma gradual e de acordo com a evolução do quadro clínico do paciente. Desta forma, os familiares serão treinados para assumirem os cuidados gradualmente até a saída definitiva da equipe de assistência e alta do paciente do programa.

7. Em situações de urgência e emergência qual o procedimento realizado com os pacientes assistidos pela Internação Domiciliar?
O técnico de enfermagem ou familiar do paciente entra em contato com a central de atendimento, que funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana, e o médico de plantão orienta e, se necessário desloca para o domicílio do paciente uma equipe médica em unidade UTI. Quando é necessário remover o paciente, a S.O.S.Vida o encaminha para o hospital de referência do convênio e do médico assistente.

8. Na ausência do médico assistente, como o Serviço Médico S.O.S.Vida atua?
A equipe médica da S.O.S.Vida procede com avaliações periódicas do paciente, dando continuidade do tratamento.

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