Conheça a S.O.S Vida
Apresentação / Vídeo Institucional Nossa Estrutura Núcleo Científico Conceito Linhas de Pesquisa Orientação para Pesquisadores Produções Prata da Casa Artigos / Estudos Certificação de Qualidade
Nossos Serviços
Internação Domiciliar Cuidados Paliativos Ambulatório Oncologia Centro de Infusão de Medicamentos Especiais - CIME
Saiba Mais
Notícias Informativos Dicas
Contato
Ouvidoria Trabalhe Conosco Contato

blogsalad

DASH é a abreviação de “Dietary Approaches to Stop Hypertension”, que significa “Métodos para Combater a Hipertensão Através da Dieta”. A dieta DASH é um guia alimentar elaborado pelo órgão do governo americano National Heart, Lung and Blood Institute (NHLBI) com o objetivo de abaixar a pressão arterial e, desta forma, diminuir os riscos à saúde decorrentes da pressão alta.

A dieta DASH é um plano alimentar com redução de gordura saturada e colesterol que enfatiza o consumo de frutas, vegetais, leite desnatado e seus derivados. Também inclui grãos integrais, peixe, frango, nozes e limita o uso de carne vermelha, doces, açúcar e refrigerantes. Seus benefícios aos hipertensos se devem, entre outros, ao fato de ser rica em potássio, magnésio, cálcio, proteínas e fibras, e com reduzido teor de sódio.

O plano alimentar DASH, utilizado juntamente com mudanças no estilo de vida, pode ajudá-lo(a) a prevenir e controlar a pressão arterial.

Se a sua pressão arterial não é muito alta você pode ser capaz de controlá-la totalmente, alterando seus hábitos alimentares, perdendo peso – se você está acima do peso, fazendo atividade física regular e reduzindo o consumo de álcool.

O plano alimentar DASH também tem outros benefícios, como redução do LDL (“mau”) colesterol, que, juntamente com a redução da pressão arterial, pode reduzir o risco de contrair doenças cardíacas.

Pacientes hipertensos, que realizaram essas mudanças em sua alimentação, conseguiram reduzir sua pressão arterial e, em casos mais leves, até suspender o uso de medicamentos. Nos casos mais graves, a dieta DASH possibilitou uma diminuição da dosagem dos medicamentos para controle da hipertensão.

Siga as recomendações abaixo para seguir uma dieta estilo DASH:

1. Escolher alimentos que possuam pouca gordura saturada, colesterol e gordura total. Por exemplo, carne magra, aves e peixes.

2. Comer muitas frutas e hortaliças, aproximadamente de oito a dez porções por dia (uma porção é igual a uma concha média).

3. Incluir duas ou três porções de laticínios desnatados ou semidesnatados por dia.

4. Preferir os alimentos integrais, como pão, cereais e massas integrais ou de trigo integral.

5. Comer oleaginosas (castanhas), sementes e grãos, de quatro a cinco porções por semana (uma porção é igual a 1/3 de xícara ou 40 gramas de castanhas, duas colheres de sopa ou 14 gramas de sementes, ou 1/2 xícara de feijões ou ervilhas cozidas e secas).

6. Reduzir a adição de gorduras. Utilizar margarina light e óleos vegetais insaturados (como soja, milho, canola, azeite de oliva).

7. Evitar a adição de sal aos alimentos. Evitar também molhos e caldos prontos, além de produtos industrializados.

8. Diminuir ou evitar a o consumo de doces e bebidas com açúcar.






Empresa afiliada:

Associação Nacional de Hospitais Privados Anahp

Empresa Acreditada:

Joint Commission International (JCI)

ONDE ESTAMOS
SALVADOR - BAHIA
Av. Dom João VI, 152, Brotas, CEP: 40.285.001
Salvador - Bahia - Brasil
71 3277 8004
ARACAJU - SERGIPE
Rua Itabaiana, 952, São José, CEP: 49.015.110
Aracaju - Sergipe - Brasil
79 3712 7904
© Todos os Direitos Reservados - S.O.S VIDA