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Acreditação é um processo de avaliação externa, de caráter voluntário, através do qual uma organização, em geral não-governamental, avalia periodicamente as instituições de saúde para determinar se elas atendem a um conjunto de padrões concebidos para melhorar a qualidade do cuidado ao paciente.

A Acreditação é baseada em padrões aplicáveis, predeterminados e publicados. A avaliação é realizada in loco, por uma equipe de avaliadores composta por pares – médicos, enfermeiros e administradores, e ocorre a cada três anos.

A S.O.S.Vida optou pelo método da Joint Commission International (JCI), organização americana com maior experiência no mundo na área de acreditação, devido ao alto grau de exigência dessa instituição e pelo reconhecimento internacional que possui.
A JCI adota um rigoroso manual internacional segmentado em 02 seções:
– Padrões com Foco no Paciente;
– Padrões de Gerenciamento da Instituição de Saúde.
A S.O.S.Vida focou nos mais elevados padrões de cuidado ao paciente e na melhoria de processos voltados para resultados, tornando-se a 2ª empresa de Home Care no Brasil e 1ª no Norte/Nordeste a conquistar a Acreditação pela JCI.

A S.O.S.Vida obteve vários resultados positivos após a Acreditação. Um deles foi a redução do indicador global de infecção domiciliar, que caiu 36% em um ano. O objetivo da empresa é reduzir esse índice ao mínimo possível.

Outro resultado relevante foi a satisfação do cliente com os serviços prestados pela S.O.S.Vida. Pesquisa realizada em 2012 apontou que 92,07% de pacientes e familiares consideraram o atendimento da empresa bom ou ótimo, índice superior à mesma pesquisa de 2011, que revelou um índice de satisfação de 82,36%.

A Acreditação teve ainda como consequência uma inovação no processo de avaliação global do paciente. Aos 4 sinais vitais habituais (pressão arterial, pulso, respiração e temperatura) a equipe multidisciplinar da S.O.S.Vida acrescentou a dor como 5º sinal. Essa verificação é realizada rotineiramente, o que ajuda na avaliação global do paciente internado em home care.

Além disso, a S.O.S.Vida, seguindo os requisitos da Acreditação, criou comitês e comissões de trabalho para acompanhar os principais processos. São eles:

Comitê da Qualidade
É composto pela Diretoria e pelos líderes clínicos e administrativos que colaboram no planejamento e execução do Programa de Gerenciamento da Qualidade da S.O.S.Vida. É através dele que os processos são monitorados através de um painel de indicadores. Por meio dessa análise, são discutidas e implementadas ações de melhoria para otimizar os índices que não alcançaram as metas.

Comissão de Ética Médica
É o órgão que orienta e fiscaliza o desempenho ético da profissão médica, representando o Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia junto à S.O.S.Vida.

Comitê de Ética e Conduta Profissional
Objetiva promover o cumprimento do Código de Ética e Conduta Profissional, assim como do Manual do Colaborador, a fim de que a ética, o respeito e a responsabilidade sejam constantemente praticados na instituição.

Comissão de Controle de Infecção Domiciliar (CCID)
É o serviço executor das ações de controle de infecção domiciliar, e tem como finalidade estimular e incentivar os profissionais, pacientes, familiares e visitantes a participar do programa de controle das infecções domiciliares.

Comissão de Revisão de Prontuários
A comissão de revisão de prontuários da S.O.S.Vida tem por finalidade avaliar o correto, completo e legível preenchimento de todos os itens que obrigatoriamente constam no prontuário médico, além de definir a composição deste, visando assegurar a qualidade das informações.

Comissão de Padronização de Materiais e Medicamentos
Essa comissão tem como objetivo maior regulamentar a padronização de medicamentos e materiais médicos na S.O.S.Vida, a fim de promover efetividade na realização dos procedimentos e melhoria da qualidade na prestação dos seus serviços.

Gerenciamento de Riscos
Além dessas comissões e comitês, a S.O.S.Vida implantou o Gerenciamento de Riscos, atividade ligada ao setor de Qualidade, que monitora os processos desenvolvidos pela S.O.S.Vida com o objetivo de identificar seus riscos inerentes e reduzi-los, realizando a prevenção de eventos adversos.

Vantagens do Home Care
Empresa afiliada:

Associação Nacional de Hospitais Privados Anahp

Empresa Acreditada:

Joint Commission International (JCI)

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